Tarcísio reconhece crise na segurança pública de SP: “Ferida aberta”

0
9 views

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou, nesta sexta-feira (6/12), que a segurança pública em São Paulo “é uma ferida aberta, é uma chaga”. A declaração foi dada durante evento sobre o tema no IDP, na capital paulista.

Tarcísio disse que a segurança pública é o principal problema tanto na região metropolitana quanto no interior, onde anteriormente era a saúde.

Em meio à crise que enfrenta na segurança pública, com uma série de denúncias de abusos cometidos por policiais, o governador voltou a dizer que se arrependeu da “postura reativa” que teve em relação à política de câmeras corporais e que sabe que as palavras têm peso.

A declaração foi dada ao lado dos ministros Ricardo Lewandowski, da Justiça, e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federais (STF). Também participaram o ex-ministro da Defesa Raul Jungmann e a especialista da Fundação Getulio Vargas (FGV) Joana Monteiro. O secretário da Segurança Pública de São Paulo (SSP), Guilherme Derrite, estava na plateia.

Sobre a integração com o governo federal, Tarcísio disse que falta compartilhamento de informações. O governador também apontou que isso dificulta o combate ao grande problema do país. “Se há um risco, talvez o maior é o crime organizado”, disse.

O governador também disse que as receitas tradicionais em termos de segurança pública, como aumentar o efetivo, investir em tecnologia, valorizar as carreiras, às vezes são insuficientes.

“Então, existem desafios gigantescos e, além disso, a gente comete erros também. E os erros que a gente comete têm um preço. Tem hora que a gente tem que parar para pensar, fazer uma profunda reflexão e ver onde nós estamos errando, porque nós estamos errando. Onde nós erramos no discurso? E aí, concordo com a professora Joana, nosso discurso tem peso”, disse.

As palavras de Tarcísio foram ditas a poucos metros do secretário Derrite, que acompanhava o discurso na primeira fileira de cadeiras. Ao sair do salão, Derrite não concedeu entrevista e disse que estava no IDP como aluno.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Para saber mais sobre outros conteúdos, clique aqui e acesse a home do nosso portal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui