Inovação Aberta: uma celebração da criatividade

0
9 views

A inovação é a realização da criatividade. Tem na criatividade seu ponto de partida para a geração de novas ideias, soluções brilhantes para os problemas que enfrentamos ou para o lançamento de uma nova tecnologia no mercado. Mas como podemos potencializar a criatividade?

Em comemoração ao Dia Mundial da Criatividade e Inovação, comemorado no dia 21 de abril, destacamos o papel transformador do Centro de Competência em Agricultura Digital na promoção da inovação aberta.

O conceito de inovação aberta transcende as fronteiras tradicionais da pesquisa e do desenvolvimento, incentivando a colaboração entre diferentes setores e organizações. Esse modelo permite que empresas, instituições acadêmicas e centros de pesquisa compartilhem conhecimentos e recursos, acelerando o processo de inovação e trazendo soluções mais eficazes e eficientes para os desafios contemporâneos.

O Centro de Competência é um modelo de operação orientado ao desenvolvimento científico e tecnológico que promove a cooperação entre instituições de pesquisa e atores de diferentes setores econômicos. Esse modelo de operação visa ao fortalecimento e à ampliação de novos conhecimentos em áreas da fronteira tecnológica.

Uma das principais estratégias do Centro é a criação de uma associação tecnológica que envolve a colaboração com universidades, institutos de pesquisa e empresas. Por meio desta associação, as demandas consideradas prioritárias serão atendidas por meio de projetos de pesquisa. Esses projetos irão promover a formação de pessoas em PD&I, além de estimular a atração de startups para a associação ou até mesmo a criação de spin-offs. As startups aproveitarão o ambiente para desenvolver projetos em colaboração com empresas das associações tecnológicas e para criar demonstrações de tecnologia nos laboratórios de teste.

Ao mesmo tempo, os projetos voltados para a inovação serão adaptados e aplicados a outras áreas tecnológicas, envolvendo diferentes equipes de pesquisa industriais e acadêmicas. Essas atividades colaborativas promoverão um ciclo contínuo de desenvolvimento, a redução de riscos e custos em pesquisa e desenvolvimento, e o fortalecimento da competitividade industrial no Brasil.

Portanto, no Dia Mundial da Criatividade e Inovação, celebramos a iniciativa do Centro de Competência em Agricultura Digital como um exemplo de como a inovação aberta pode transformar a competitividade das empresas. Seu impacto vai além das fronteiras da cidade de Porto Alegre, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico regional e consolidando o Brasil como referência mundial em desenvolvimento de tecnologias para o setor agrícola.

*Vitor Nardelli é gerente-executivo do Centro de Competência Embrapii em Agricultura Digital

Foto: Divulgação.

Para saber mais sobre outros conteúdos, clique aqui e acesse a home do nosso portal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui