Prefeitura entrega mais 8,1 km de Faixa Azul e chega a 98,2 km de sinalização para motos

0
7 views

A Prefeitura de São Paulo entregou mais 8,1 km de Faixa Azul e chega a 98,2 km dessa importante sinalização para aumentar a segurança e melhorar a mobilidade de motociclistas na cidade, rumo à meta de 200 km até o fim deste ano. Ainda neste mês, a Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantam mais 20 km de Faixa Azul em seis trechos. 

As faixas azuis colaboram para o aumento da segurança dos motociclistas que trafegam nas vias que já receberam a sinalização. Na avenida dos Bandeirantes, por exemplo, trafegar na Faixa Azul foi 20 vezes mais seguro do que fora dela. É o que mostram os dados dos últimos levantamentos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que indicam o número de acidentes pela taxa de severidade. Os números foram coletados nas avenidas 23 de Maio e Bandeirantes, que têm faixas desde 2022. 

“Qualquer ação de política pública que salve vidas, eu cuido pessoalmente. E cada metro que a gente coloca de Faixa Azul traz mais segurança”, disse o prefeito Ricardo Nunes na cerimônia de entrega dos novos trechos nesta quinta. “Dentro de um contexto de 7 milhões de carros e 1,3 milhão de motos, você ter de ter essas políticas públicas de conscientização, sinalização, a Faixa Azul é muito importante, a gente diminui acidente, diminui óbito, e é isso que a gente está fazendo numa experiência que está dando bastante certo”, reforçou o prefeito. 

Para o presidente da Associação dos Motofretistas de Aplicativos e Autônomos do Brasil (AMABR), Edgar Franscisco da Silva, o Gringo, ressaltou a importância da adesão da categoria. “Da nossa parte, a gente vem conscientizando toda a categoria para respeitar esse espaço que a gente conseguiu. Todos têm o seu espaço, pedestre, carro, metrô, trem. Só a moto que não tinha. Então a gente agradece à Prefeitura de São Paulo por essa política pública que está salvando tantas vidas”, disse. 

Tipo exportação
O sucesso da Faixa Azul para a segurança viária está levando outros municípios a se inspirarem na iniciativa da cidade. Nesta quarta-feira (1º/05), durante inauguração do Viaduto Castelo Branco, em Santo André, no ABC, o prefeito Ricardo Nunes destacou a implantação da Faixa Azul no município, a primeira fora da capital a receber a sinalização.     

“Experiência que a gente fez em São Paulo, nós chegamos agora em 98,2 km de Faixa Azul, que diminui drasticamente o número de acidentes, óbitos e dá segurança para os motociclistas. Em Santo André estão inaugurando 5 km, vai ser muito bacana”, disse Ricardo Nunes.   

O prefeito de Santo André, Paulo Serra, destacou o pioneirismo da capital. “Nós importamos o modelo que o prefeito Ricardo Nunes implantou em São Paulo para Santo André. Nosso objetivo, assim como já aconteceu nas avenidas Bandeirantes e na 23 de Maio, é que a Av. Prestes Maia tenha zero óbito. Nós fizemos 5 km de Faixa Azul e temos mais 20 programados para garantir a segurança dos motociclistas que circulam na cidade”, disse o prefeito, lembrando que a via recebe mais de 10 mil motociclistas por dia.    

Para o secretário de Mobilidade Urbana de Santo André, Donizetti Pereira, as coisas acontecem sempre na hora certa. “O Senatran autorizou a Faixa Azul, que a gente trouxe de São Paulo, justamente na Avenida Prestes Maia, que fica na sequência do Viaduto Castelo Branco que estamos inaugurando”.   

A Faixa Azul é baseada em dois princípios de segurança viária: Visão Zero e Sistemas Seguros. A Visão Zero é uma abordagem em que nenhuma morte no trânsito é aceitável – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de evitar que os erros “humanos” dos diferentes usuários do viário possam ocasionar em ferimentos graves ou mortes.       

Novas faixas 
Os novos trechos com Faixa Azul estão na Avenida Santos Dumont, entre Av. Braz Leme e a Ponte das Bandeiras, no sentido centro, e entre a Praça Campo de Bagatelle e a Av. Braz Leme, no sentido bairro; na Rua Santa Eulália, entre as avenidas Cruzeiro do Sul e Santos Dumont, sentido Centro; no Túnel Ayrton Senna 1, entre a Avenida Vinte e Três de Maio e a Rua Colatino Marques; e na Avenida Washington Luís, entre a Avenida Dória e a Rua Viaza, um segundo trecho entre as avenidas Vieira de Morais e Bandeirantes e também entre a Avenida Interlagos e a Rua Lacedemônia, sentido Centro.  

Ainda neste mês, a Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantam mais seis trechos de Faixa Azul:

  1. Av. Dr. Gastão Vidigal,
  2. Av. Braz Leme,
  3. Av. Pres. Tancredo Neves – Complexo Viário Maria Maluf,
  4. Viaduto Min. Aliomar Baleeiro,
  5. Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello
  6. Av. Eliseu de Almeida.

Esses novos trechos vão somar mais de 20 km de Faixa Azul. A entrega de toda a sinalização horizontal e vertical estará concluída até o fim do mês.     

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Para saber mais sobre outros conteúdos, clique aqui e acesse a home do nosso portal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui