Prefeitura de São Paulo anuncia a 3ª Edição da Virada ODS com apoio da ONU

0
9 views

A Cidade de São Paulo receberá a 3ª edição da Virada ODS, evento realizado pela Prefeitura da capital, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI). A iniciativa busca mobilizar a sociedade em torno dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), adotados durante a Cúpula do Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, que estabeleceu 169 metas a serem atingidas até 2030.

O intuito da Virada ODS é engajar a população em ações que contribuam para a promoção do desenvolvimento sustentável. Nenhuma outra cidade promoveu o tema com uma programação semelhante, o que faz do evento o maior já realizado mundialmente. As ações da chamada “Agenda 2030” compreendem erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Para 2024, a Prefeitura de São Paulo celebra a terceira edição do evento, reforçando seu compromisso na implementação das metas dos ODS a nível local. Em 2018, por meio da Lei 16.817, os ODS foram adotados como diretrizes das políticas públicas em âmbito municipal; foi instituído o Programa Municipal de Implementação da Agenda 2030; e, para efetivação do Programa, criada a Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável.

Neste ano, o evento está marcado para acontecer nos dias 22 e 23 de junho, na Praça das Artes e Vale do Anhangabaú. A Virada ODS é uma cooperação intersecretarial, e a atual edição vai oferecer serviços de atendimento à população por meio das secretarias da Prefeitura, além de contar com feira de expositores, atividades infantis, intervenções artísticas, palestras e shows. As palestras do Congresso ODS terão como tema em 2024 a educação e o combate às desigualdades.

A iniciativa não se limita aos dias de evento: ao longo do ano, outras ações em prol do desenvolvimento sustentável são realizadas, como o Podcast da Virada ODS, lançado em celebração ao Dia Mundial dos Direitos Humanos em 2023 para discutir sobre ações e avanços nos direitos civis, políticos, sociais e ambientais por meio de entrevistas com personalidades de diversas áreas; Outra iniciativa é o lançamento do edital da “Rodada de Negócios” em parceria com o Hub de Inovação Inspira Sampa, com o intuito de fomentar empresas e startups que desenvolvem soluções de inclusão digital para pessoas com deficiência (PCD) em São Paulo. A previsão é realizar diversas rodadas com temáticas distintas ao longo de todo o ano.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Para saber mais sobre outros conteúdos, clique aqui e acesse a home do nosso portal.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui