1ª Semana Animal de São Paulo atende mais de 18 mil pessoas

0
1 views

A 1ª Semana Animal SP, realizada entre os dias 4 e 11 deste mês, recebeu um público total de 18.319 pessoas nos oito dias do evento, promovido pela Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) e pela Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa).

Ao todo, 612 cães e gatos receberam microchip de identificação, serviço usualmente oferecido somente aos animais que participam do programa municipal de esterilização cirúrgica, a chamada castração. O microchip é um dispositivo do tamanho de um grão de arroz que armazena as informações do animal e do tutor. Caso o animal se perca e alguém o encontre, é possível fazer a leitura do microchip e localizar o responsável pelo cão ou gato.

Durante o evento, também foram emitidos 4.845 registros gerais do animal (RGAs). O documento é obrigatório por lei na cidade de São Paulo desde 2001 e há quase um ano, em novembro de 2021, ganhou a versão eletrônica e teve seu layout repaginado. Os tutores que ainda não providenciaram os registros de seus pets podem fazer a solicitação online por meio do Portal SP156, no link https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/informacao?t=612&a=613&servico=4010.

É necessário apresentar Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do tutor, comprovante de residência atualizado em nome do tutor (emitido nos últimos 90 dias), foto do animal e comprovante de vacinação contra raiva, quando houver. Para realizar o serviço de forma presencial, é necessário agendar horário em uma das 17 praças de atendimento municipais. Mais informações pelo telefone 156.

Outros serviços bastante procurados durante a 1ª Semana Animal foram a vacinação antirrábica e a castração. Foram vacinados contra a raiva, ao todo, 6.773 cães e gatos e emitidos 1.928 termos de castração.

Houve ainda a adoção de 28 animais, sendo 22 cães e 6 gatos, ao longo do evento, que teve também atividades recreativas e educativas, como exposição de morcegos e de animais sinantrópicos.

“Ficamos muito felizes com o resultado, com a adesão da população à 1ª Semana Animal SP. Pretendemos fazer novas edições, mas é importante lembrar que oferecemos serviços voltados à saúde animal continuamente durante todo o ano”, ressalta Analy Xavier, coordenadora da Cosap.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Se você quer conferir outros conteúdos como este aproveite e acesse a home de nosso site.06

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui